terça-feira, 13 de setembro de 2016

Acordo histórico pode alterar posição do café colombiano no mundo

Estima-se a produção ente 14 e 15 milhões de sacas neste ano na Colômbia


Decisão por um cessar fogo entre o governo centrar e o grupo guerrilheiro pode transformar a Colômbia no maior exportador de café do mundo


Conhecida mundialmente pela sua produção de café e pela qualidade dos seus grãos produzidos. A Colômbia atualmente se encontra em terceiro lugar entre um dos principais países produtores no mundo, com aproximadamente 13,3 milhões de toneladas de sacas em 2014/15, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.


Entretanto, de acordo com Mauricio Cardenas ministro das financias da Colômbia, esse número pode vir a aumentar para 20 milhões de sacas a partir de 2020. Isso devido ao acordo histórico feito entre o governo do presidente Juan Manuel Santos e do líder da FARC Timoleón Jiménez, para um cessar fogo entre as duas frentes e com isso por um fim as hostilidades que já causaram a morte de mais de 200 mil de pessoas e desabrigar outros mil em cinquenta anos de conflito.

Segundo Cardenas com o fim do enfrentamento entre o governo e o grupo, produtores da folha da coca, principal componente da fabricação da cocaína, poderão se interessar por um novo tipo de produto. Além disso, terras antes nas mãos dos guerrilheiros poderão ser disponibilizadas para a plantação do grão. Entretanto, antes será necessária a retirada das diversas minas terrestres existente no território postas pelo grupo.

Produção colombiana é a terceira maior do mundo
Outro ponto importante para o sucesso desse acordo será no dia dois de outubro desse ano, quando será votado em plebiscito, o acordo firmado entre o Governo colombiano e a Farc e com isso será então oficializado pelo governo.  

"O que a paz significa em termos econômicos para produtores são melhores condições, mais segurança e mais apoio para as famílias" – afirma o ministro em matéria divulgada pela revista Exame em seu site. Certamente, diversas áreas serão beneficiadas com o acordo, não somente o lado social como apresentou o ministro, como também a economia e a política, tanto nacional quanto internacional.

Já para o Brasil, se a previsão se cumprir, pode significar pela primeira vez em décadas a perda da à superioridade nacional como o maior exportador mundial de café, o que pode causar certo efeito no PIB do país, já que o café se encontra entre uma das principais commodities da economia brasileira. 

De qualquer forma, essas mudanças serão vistas aos poucos nos próximos anos, sem dúvida o café colombiano será extremamente beneficiado com esse acordo Entretanto, neste último sábado um grupo de oito crianças foram libertadas pelas Farc, segundo comunicado do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.  Até o momento não foi divulgado o estado real dessas crianças, que ainda passaram por exames para serem entregues a seus familiares.
Mas isso são cenas para o próximo capítulo. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário